• 'Halobacterium salinarum'  - Fonte = Wikipedia
  • Prédio central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Biologia Sistêmica


Seria a vida uma propriedade emergente da interação entre diversos componentes de um sistema dinâmico, composto por moléculas não-vivas? Como é possível que estas moléculas não-vivas regulem umas as outras, coletivamente, para responder aos mais diversos estímulos do mundo ao seu redor, resultando em características do que chamamos vida? 

Estas são perguntas que motivam nossas pesquisas científicas no LaBiSisMi - Laboratório de Biologia Sistêmica de Microorganismos. Os microorganismos são modelos adequados para estudar esta transição, entre o vivo e o não-vivo. Os microorganismos são diminutos e de tratamento experimental convidativo. Um prato cheio para a pesquisa por Princípios Básicos! Além dessa aplicação básica, diversas aplicações (bio)tecnológicas já vieram e virão do estudo destes fascinantes organismos. 

O LaBiSisMi tem como missão contribuir para a compreensão destes microorganismos entendidos como um sistema dinâmico integrado, buscando modelos quantitativos multi-escala para entender seu comportamento, guiados pela Biologia Molecular Experimental. Fundando em 2010, o LaBiSisMi procura adotar uma abordagem multidisciplinar ao estudo dos microorganismos, fazendo uso da mais moderna Biologia Sistêmica possível. Nossa visão é de que somente a sinergia entre Tecnologia, Matemática/Computação e Biologia poderá responder às perguntas  que motivam nossa Ciência.
 

Copyright 2011 Home.
Joomla templates 1.7 free by Hostgator