Regulação da Expressão Gênica


Como as células do seu corpo se diferenciam e executam as mais distintas funções? Como os seres humanos se tornaram os organismos mais complexos, até então descobertos? O que governa a capacidade que os seres vivos possuem de responder a estímulos e de se adaptarem a ambientes inóspitos? O que torna a vida possível?

As respostas para todas essas perguntas sobrecaem sobre uma das mais básicas característica dos organismos vivos, a regulação da expressão gênica. Células dotadas do mesmo conteúdo gênico podem se especializar e passar a desempenhar papéis distintos. Além disso, estímulos externos ou internos podem modificar a função de uma célula ou até mesmo desencadear respostas sistêmicas.

Essa cascata de modificações sofridas pelas células durante a diferenciação celular, ou diante a um estímulo é devido a ativação de genes, que controlam outros genes, cujas atividades estão associadas a ativação ou repressão de vários processos biológicos (replicação, transcriçãotraduçãomorte celularreparo do DNA, ciclo celularprodução de energia, etc).

Até poucos anos atrás acreditava-se que as funções regulatórias eram desempenhadas por proteínas, através do reconhecimento de sítios de ligação específicos nas moléculas de DNA. Nas últimas décadas, o papel dos RNAs não codificantes (ncRNAs) na regulação da expressão gênica ganhou destaque. A interação dessas moléculas com proteínas, DNA, mRNAs, formando distintos complexos moleculares, permitem que os ncRNAs atuem de diferentes maneiras, o que torna as redes de regulação cada vez mais intrigantes e interessantes para a pesquisa.  Dessa forma, o estudo da regulação da expressão gênica expandiu suas fronteiras e cada vez mais fica claro que esse importante processo biológico não pode ser explicado apenas pelas proteínas ou pelos RNAs, de maneira isolada. Este é um processo complexo, cujos seus constituintes devem ser estudados de forma associada, entendendo suas conexões e seus papéis biológicos.

Literatura sugerida:
Storz, G., Opdyke, J. A., & Zhang, A. (2004). Controlling mRNA stability and translation with small , noncoding RNAs. Current Opinion in Microbiology

Wassarman, K. M., & Storz, G. (2011). Review Regulation by Small RNAs in Bacteria : Expanding Frontiers. Molecular Cell.

Copyright 2011 Regulação da Expressão Gênica.
Joomla templates 1.7 free by Hostgator